ENTRE EM CONTATO  
Tipos De Ar Condicionado

Tipos de ar condicionado

Tipos de ar condicionado

Tipos de ar condicionado

Com este artigo, conheça os diversos modelos de ar-condicionado.

Compreendemos a dificuldade de escolher o modelo ideal de ar-condicionado para sua necessidade em meio a tantos disponíveis no mercado. A Unidda preparou um manual com os principais modelos e suas utilidades. Continue lendo e conheça mais.

Ultimamente, o ar-condicionado se tornou fundamental, principalmente em empresas, que possuem ambientes amplos e com uma quantidade considerável de pessoas. Passar calor não é algo agradável, podendo fazer com que a produtividade dos colaboradores seja diminuída.

Escolher qual é o modelo adequado para cada situação não é algo simples, afinal, existem diversos tipos. Para compreender melhor o funcionamento de cada um, é preciso saber alguns detalhes:
O “Split” é o nome dado para todos os aparelhos que são divididos em duas unidades, sendo uma interna (evaporadora), e uma externa (condensadora). A segunda deve sempre ser fixada em ambientes abertos. Como ambas são ligadas através de uma tubulações frigorígenas, exige a contratação de um profissional especializado para realizar a instalação.

Os Split são fabricados utilizando de duas tecnologias, a Convencional e a Inverter, ambas oferecendo ótimo desempenho para climatização de ambientes. As diferenças são encontradas na parte interna, permitindo que a Inverter possua como vantagem a economia de energética.

São encontrados no mercado aparelhos “só frios”, que apenas esfriam o ambiente, e “quente e frio”, que esquentam ou esfriam o ambiente. No momento da compra é importante analisar seus hábitos e o tempo predominante em sua cidade, optando pelo modelo ideal.

A Unidda preparou uma lista com os principais modelos de ar-condicionado disponíveis no mercado para te ajudar no momento da escolha.

Tipos de ar condicionado

modelo-1 Tipos de ar condicionado

Slit High Wall. Fonte: Ricardo Eletro.

O aparelho Split High Wall (ou de parede) é um dos mais populares, devido ao seu design e tecnologia avançada. São posicionados no alto das paredes, possibilitando uma melhor distribuição de ar pelo ambiente. É indicado que sejam utilizados em espaços menores como sala de estar, quarto, escritórios, pequenas lojas, entre outros.

modelo-2 Tipos de ar condicionado

Multi Split. Fonte: Daikin Brasil.

 

Já o modelo Multi Split é composto por uma unidade externa e até oito unidades internas. Isso possibilita que sejam climatizados até oito espaços utilizando o mesmo módulo externo. O compressor do mesmo compartilha da tecnologia Inverter, capaz de regular a potência de consumo energético de acordo com a quantidade de unidades internas que estiverem funcionando naquele instante. Essa solução é ideal para locais que não possuem espaços disponíveis para a colocação de diversas unidades condensadoras. Ele também é um meio para realizar a substituição dos sistemas de ar-condicionado central utilizados em residências ou empresas de pequeno porte.

modelo-3 Tipos de ar condicionado

Split Window. Fonte: Ponto Frio.

 

Existe ainda, o modelo Split W Split Window. Fonte: Ponto Frio. indow, que corresponde à junção do Split High Wall com o tipo de janela. A unidade condensada acaba sendo instalada em uma espécie de buraco de espera do aparelho na janela. Para essa categoria, com encontradas opções de 127V ou 220V.

modelo-4-300x258 Tipos de ar condicionado

Split Piso e Teto. Fonte: Continental Center.

 

Para ambientes comerciais ou grandes salões, é recomendado o uso do aparelho Split Piso e Teto. Sua principal vantagem é a possibilidade de instalação, sendo possível o uso no teto ou no piso.

modelo-5 Tipos de ar condicionado

Split Teto. Fonte: CentralAr.

 

Um modelo similar a esse, é o Split Teto, podendo ser instalado somente no teto, como o próprio nome exemplifica. Além disso, se diferencia do anterior por apresentar potência de refrigeração mais elevada.

modelo-6-300x208 Tipos de ar condicionado

Split Cassete. Fonte: Totalar.

 

Diferente de todos os anteriores, o Split Cassete é o único que pode ser embutido no teto, não interferindo na decoração do ambiente. Sua ventilação acontece através de quatro saídas, deixando o ambiente climatizado de maneira uniforme. Além disso, ele possui uma bomba de dreno em seu interior, facilitando a drenagem da água produzida pelo equipamento.

modelo-7-300x176 Tipos de ar condicionado

Ar-Condicionado Janela. Fonte: Dufrio.

 

O “Janela” é o mais conhecido, sendo composto por uma unidade instalada em um buraco na parede. Para utilizá-lo, basta ligar em uma tomada. Para este modelo, são encontradas duas versões no mercado, podendo optar pela mecânica e pela eletrônica, que acompanha controle remoto. Sua instalação é mais simples e rápida do que todos os apresentados anteriormente.

modelo-8-300x201 Tipos de ar condicionado

Ar-condicionado portátil. Fonte: Refrimaq.

 

Assim como o “Janela”, o tipo Portátil também é comporto por uma unidade interna, e que tem como principal vantagem a mobilidade. Ele pode ser utilizado em qualquer ambiente pequeno, desde que fique próximo à uma janela devido a saída de ar quente.

 

modelo-9-300x139 Tipos de ar condicionado

Cortina de Ar. Fonte: Blog A.Dias.

 

O último modelo é conhecido como Cortina de Ar e não possui a função de climatizar o ambiente. Ele é utilizado com o intuito de criar uma barreira de ar, evitando a troca de calor entre o ambiente interno e externo. Auxilia também evitando que poeira, insetos, odores e poluição entrem no espaço. Sua principal indicação é para ambientes empresariais que necessitam passar muito tempo com as portas abertas.

Além de conhecer os modelos existentes, é importante ter em mente que ambos precisam de manutenção adequada de tempos em tempos, afinal, acumulam muita sujeira em seu interior, podendo causar sérios danos para a saúde de seus colaboradores.

A Unidda oferece serviços terceirizados de manutenção de ar-condicionado, possibilitando que os funcionários da sua organização não percam tempo se preocupando com este tipo de tarefa. Além disso, todos são profissionais qualificados, evitando danos aos aparelhos.

Conte com nossos serviços e mantenha sua equipe saudável e longe do clima indesejado. Saiba mais em: www.unidda.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *